segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Memoria

Amigos,
espero que este blog seja sede de muitas discussoes sobre o assunto que mais nos interessa, Transtorno de Demasiada Atençao com Hiperatividade (ou sem). Brincadeira!
Trocadilhos aparte, quero dar as boas vindas a todos os interessados no assunto, na vontade de aprender tanto sobre o transtorno, trocando experiencias e teorias. Começemos discutindo sobre a memoria (ou falta dela).


A disciplina causa mal-estar porque esta diretamente relacionada com a rotina. O portador de TDAH encontra dificuldade em aceitar uma tarefa repetida, ou que nao foi escolhida por ele, a menos que seja proposta de forma diversa, expondo a dificuldade e/ou importancia da consecuçao, o objetivo, o desafio. Quando se fala em TDAH frequentemente se associa tambem o fato de ser, ou ter sido, um aluno fraco, um mau empregado, um preguiçoso, e tantas outras expressoes associaveis. Refletindo sobre o assunto, e as minhas proprias experiencias academicas, profissionais e pessoais (sou TDAH de carteirinha), eu chego a uma conclusao que penso fazer bastante sentido: o TDAH nao tem a capacidade de raciocinio/memoria limitada, de consecuçao, de açao. Pelo contrario.

Nao quero aqui pregar prepotentemente a superioridade mental do TDAH e nem mesmo passar por arrogante (ou fazer passar por arrogantes os TDAH). E que inclusive discorde imediatamente aquele que nao acredita nessa teoria, de forma que estou eu tambem em busca de explicacoes, hipoteses e conclusoes. Do meu ponto de vista a tendencia é o oposto. Penso que o TDAH visualiza com facilidade muitas das atividades que devem ser feitas, o que leva a um desanimo precoce da busca pelo resultado. Nao é importante porque as consequencias conhecidas nao sao suficientemente relevantes para o gasto daquela energia cerebral e/ou fisica. Dai vem a necessidade de estimulo.

Contudo, quando se fala em estimulo dentro do assunto do Transtorno, nao sei quanto a voces, mas me leva a sentir-me um pouco idiota, assim como um educador muitas vezes se comporta sobre o assunto e reage em relaçao à criança. Nao e que o TDAH tenha invariavelmente necessidade de mostrar a alguem que pode realizar alguma coisa. Esse aspecto existe, logico, mas merece um approach comum, considerando que isso esta presente em todas as pessoas, em diferentes situaçoes. Enquanto, na verdade, penso que a dificuldade do TDAH é compreender E concordar com a utilidade e relevancia da tarefa.
Talvez o TDAH banalize demasiadamente as atividades mais comuns, como aquelas presentes na rotina do dia-a-dia, nao dedicando atencao suficiente a elas, e portanto nao se recordando dos fatos, apenas porque consciente ou inconscientemente ignorou a situaçao.
Talvez elas sejam realmente banais, e alguns TDAHs serao, no futuro, reconhecidos como os precursores de um mundo mais relevante e objetivo. Brincadeira!ù

No proximo post pretendo enumerar algumas situaçoes de falha de memoria e encontrar uma
possivel explicacao para cada uma delas.
Toda participaçao é muito bem-vinda!

Vamos trocar conhecimentos e aprimorar nossas teorias, nos conehcendo melhor e amenizando os sintomas no dia-a-dia, cometendo menos erros e estando mais atentos.
abraços
Juliana

2 comentários:

  1. Muito bom seu post! Tbm sou uma portadora TDAH, e brincadeiras a parte, faz todo o sentido sua visão...Continue escrevendo! Bjos!

    ResponderExcluir