terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESPORTE: UM ALIADO?

Que a mente do TDAH não pára nunca, disso todos nós já sabemos. E que o corpo do TDAH acaba sendo o objeto de exteriorização dessa inquietação, também já sabemos. É por isso que, quando as pessoas estão pertinho de um TDAH sempre proferem comentários do tipo: "Você se mexe tanto...", ou então "O que você tem? Tá sentindo alguma dor?", ou ainda "Pára de balançar as pernas!".

Tudo isso é muito comum. Comum também é ver um TDAH
- com as unhas roídas
- gago
- com cacuetes
- em pé onde há lugar sobrando
- falando sem parar
- cantando sozinho

Então, será que o esporte não ajudaria o problema? Por um lado, o esporte cansa o corpo e ocupa a mente. Isso pode funcionar como elemento aliviador da hiperatividade. Quem sabe alguns esporte que exijam mais detalhes, mais raciocínio, estratégia, não acabem por treinar a mente TDAH no quesito concentração. Pratiquei natação por muito tempo, e acho que foi um dos períodos mais "lúcidos" da minha vida.

O Tênis é um esporte que exige concentração, previsão, estratégia e precisão. Acho que os esportes individuais tendem a ser puxar mais o raciocínio do praticante. Afinal, ele só pode contar com ele mesmo. Não dá tempo de viajar muito!

[]'s
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário