quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CRIATIVIDADE

Ouvi outro dia alguém dizer o seguinte, que o TDAH é criativo APESAR do transtorno.
O dono da citação é também um TDAH, por isso ele deve ter as razões dele para pensar dessa forma. Contudo eu tenho uma opinião diferente, e não posso deixar de trazer o assunto para o nosso grupo.
Ao meu ver o TDAH é um sujeito sem paciência ou interesse suficiente em determinadas coisas, que por isso não consegue se concentrar ou prestar atenção naquilo que não é interessante para ele. Pelo que entendo, é uma pessoa que não se dá bem com a rotina, com tudo aquilo que é repetitivo, igual e/ou chato.
Por isso tenho fortes motivos para pensar que a criatividade do TDAH não existe por acaso, sem qualquer relação com o transtorno. Acho que mesmo que ela é estimulada pela necessidade natural de interesse da parte daqueles que sabem o que é não prestar atenção.
Vocês se sentem criativos?

[]'s
Juliana

5 comentários:

  1. Olha, realmente nunca tinha pensado por esse lado!
    Eu sou muito criativa, mas só nas minhas 'viagens' mesmo ou espontaneamente. Não dá pra forçar (e ó q eu já tentei.. fiz publicidade! haha). Mas muitas dessas minhas viagens me ocorrem quando eu não estou fazendo nada de interessante. A última foi escovando os dentes, por exemplo! hahaha

    Acho também q o tdah tem essa coisa de só usar seu hiperfoco para coisas que lhe interessam. Mas muitas vezes, as coisas q n nos interessam são aquelas q n entendemos. Portanto aprendi a usar esse hiperfoco pra ver se eu sou capaz de entender as coisas q eu n consigo me focar por n entender ou saber.. como neuroanatomia.. É mto mais gratificante pro meu cérebro receber recompensa desse tipo de situação.. e ó q não uso remédios!

    Estou adorando o blog! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Absoluta e infinitamente mais criativa que meus colegas em iguais condições. Sou muito mais hábil em gerar hipóteses inusitadas, desvendar relações subjetivas ou relações que outras pessoas não percebem com facilidade. Habilidades *diferentes* existem, isso me parece evidente. Inclusive nisso, na percepção da diferença. Eu percebo que penso diferente de você, que formulo raciocínios diferentes, a lógica das operações reflexivas são diferentes. A critividade vem de conexões inusitadas que acontecem em cérebros hiperativos. Ele funciona muito mais e, às vezes, para gerar resultados parecidos, se a tarefa a ser desempenhada não possibilita uma dimensão criativa. Seu desgaste também é muito maior.

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando no quão urgente é uma melhor definição do que é uma mente hiperativa. Essa definição está equivocada: "Ao meu ver o TDAH é um sujeito sem paciência ou interesse suficiente em determinadas coisas, que por isso não consegue se concentrar ou prestar atenção naquilo que não é interessante para ele. Pelo que entendo, é uma pessoa que não se dá bem com a rotina, com tudo aquilo que é repetitivo, igual e/ou chato.". Sim, a impaciência é, muitas vezes uma característica, mas não é o que define essa peculiaridade da mente. A impaciência está relacionada a agilidade e complexidade de funcionamento da mente hiperativa, além dos desgaste que ela tem ao tentar concentrar uma energia que é naturalmente dispersa. Um cérebro regular tende a funcionar melhor o lobo frontal, que serve como uma espécie de filtro das informações, dividindo o que seria mais útil do que seria menos útil. Esse nosso 'filtro' não costuma trabalhar tanto, de modo que o restante do cérebro tende a raciocinar muito mais já que que ele não prioriza tão bem certos pensamentos. Perceba as implicações disso. É um cérebro que se cansa muito mais. Não se trata de educar o hiperativo para se concentrar. é que a concentração é uma tarefa ardilosa demais para um cérebro que já é infinitamente mais ativo. É um cérebro (hiper)ativo.
    Estou sem tempo para explicar isso melhor e por hora, gostaria que pudéssemos manter um diálogo proveitoso sobre tudo isso, acho que temos muito o que aprender com essas diferenças.

    ResponderExcluir
  4. Mariana, concordo quando diz que essa definição fala na verdade da hiperatividade. Tente desenvolver sua definição e compartilhe conosco.
    Abraços!

    ResponderExcluir