terça-feira, 2 de novembro de 2010

AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA PARA TDAH?

A Aromaterapia e a Cromoterapia são terapias holísticas conhecidas por sua grande abrangência e pela enorme descrença que carregam consigo. Venho aqui hoje falar sobre essas terapias, suas possíveis aplicações para portadores de TDAH e, obviamente, levantar a opinião da comunidade.

Quando você sente cheiro forte de chocolate, e sua atenção é rapidamente atraída, você acredita que ocorra uma mudança momentânea no seu processo cognitivo? Na Itália, a Ferrerro Rocher abriu um jardim de infância numa cidade chamada Alba, norte da Toscana. Não sei se propositalmente, a escola fica pertinho da fábrica, a uma distância que o aroma de chocolate não é capaz de se dispersar pelo caminho. O resultado é que o ambiente cheira divinamente bem, apesar de eu acreditar que um dia inteiro ali deve enjoar um pouco.

Enfim, especialistas acreditam que a terapia dos aromas podem ajudar diversos problemas. O TDAH não pode ficar para trás. Eu acho que faz todo sentido pelo seguinte: o portador de déficit de atenção muitas vezes divide sua atenção por diversas atividades, situações, cenas, diálogos, ou o que quer que esteja acontecendo em volta.Exatamente por ser um evento paralelo e não transmitir mensagem codificada, a terapia do aroma pode ajudar no sentido de ocupar um dos canais disponíveis e ainda liberar o raciocínio para uma "atividade principal".

E a cromoterapia? O vermelho, por exemplo, é conhecido por ser instigante e afrodisíaco. Será o jogo de cores, bem posicionado - a testar - por exemplo, na parede do quarto, no tampo da mesa, etc.. - não criaria um pouco de mais de interesse subconsciente para nós? Obviamente, nós, que lemos esse texto, se formos testar alguma coisa relacionada, estaremos influenciado pelo que foi dito aqui, positiva ou negativamente. Mas uma criança não poderia saber.

Como vocês pensam sobre o assunto? Alguém aqui já experimentou alguma dessas sugestões?
Manifestem-se.

Abraços,
Juliana

Um comentário:

  1. Cara Juliana, tenho trabalhado na conscientização dos professores a respeito da TDAh, inclusive gostaria que vc lesse meu blog onde fiz esta semana uma postagem criativa e leve sobre o assunto. Além de NO MUNDO DA LUA, tb postei AQUARELA com a mesma abordagem. Hj assisti uma palestra onde me recomendaram utilizar tons de violeta inclusive no quadro. Vou testar e te passarei minhas impressões. Obrigada!

    ResponderExcluir