terça-feira, 3 de novembro de 2009

Compromisso - parte I

Nao eh das melhores sensacoes comprometer-se em fazer alguma coisa. Mas pode ser que para o tdah seja ainda mais dificil sufocante.
Eu acredito na teoria a importancia das coisas, como ate citei no post anterior. Acredito que quando uma coisa eh realmente importante pra nos e faz sentido, nos vamos ate o fim, nao nos esquecemos, nao nos desanimamos. O tdah poderia ter uma hipersensibilidade inconsciente do real valor das coisas.
Certo que existem tantas outras possiveis explicacoes. Eu mesma fico buscando brechas que me digam alguma outra coisa. E realmente as encontro. Podemos elaborar milhares de teorias para a coisa, mas o importante eh que sejam realmente compativeis com as dificuldades que nos enfrentamos.
Uma outra possibilidade eh a baixo auto-estima, que levaria a uma depressao branda e silenciosa, que nao nos atira à cama mas tambem nao permite nenhuma atitude de efeito.
Ou o tdah poderia ter na verdade medo do fracasso ou do desconhecido. Medo de nao corresponder às suas proprias expectativas criadas automaticamente para cada compromisso. Sendo assim, seria um problema de insegurança.

Vou tentar fazer uma rapida exposicao de um exemplo real:

Eh uma tarde. Vou a uma livraria que adoro, compro um livro (as vezes sem poder) porque me interessou tanto.
Naquele momento nao posso ler, mas levo pra casa e penso que à noite poderei.Entao me programo pra jantar, tomar banho, responder emails, corrigir alguma coisa do trabalho, e ai sim, depois disso tudo estarei completamente livre para o meu querido livro.
Quando chega a noite, comeco a fazer tudo que deveria fazer antes, segundo o meu plano, pra depois me deleitar.
Comeco a ter medo de terminar tudo que tenho q fazer para ler o livro. Nao quero terminar. Arranjo outras coisas pra fazer, comeco a conversar, depois vejo tv, depois nao faco nada no sofa (a nao ser sacudir os pés).
Logo me vem o sono, e vou dormir.
E nao leio o livro.
E passo dias sem olhar pro livro.
Tenho medo dele.

Pra voce, qual seria o problema? Por que o livro nao foi lido, e o pior, por que se transformou em objeto ameacador da paz domiciliar?

Abraços,
Juliana

6 comentários:

  1. Eu acho que, na verdade, o livro não era tão interessante, mas no impulso de fazer alguma coisa diferente, você vai lá e compra. Claro que se não for de extremo interesse do TDAH, ele não vai terminar o que tinha se comprometido a fazer...
    Bom, essa foi minha interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Como se fosse uma decepção e vergonha por ser derrotado por um livro e não querer nem mais tocar nesse assunto, fingindo que esse episódio não aconteceu, quando na verdade essa derrota não para de vir a mente.

    ResponderExcluir
  3. Eu faco exatamente como vc.
    Tenho medo de comecar.

    Nunca pensei no motivo... Deixa eu ver...

    Acho que é medo de abandonar mais um projeto. Ja sei como seria:
    1) Inicio a leitura freneticamente
    2) Isso dura por 1 semana
    3) Acho outra coisa mais interessante pra substituir. E muitas vezes, nem é interessante. É só uma desculpa para desistir mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Diogo, acho que vc foi no ponto certo, pelo menos no meu caso. O medo de desistir antes do fim eh grande. Quando penso que ja deixei varios livros a 5 paginas de terminar (5 mesmo!).. da um certo desanimo, apesar de saber que aquilo ali nao faz muita diferenca em vista do que ja foi liso (em termos de prazer, eh claro).
    Eh dificil comecar uma coisa e nao terminar. Mas eh pra mim mais difiil comecar e conseguir terminar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, enfim encontrei um bom espaço para discutir sobre meu tdah. Bem, sobre os livros, eu travo uma batalha com eles. Eu tenho aos montes e continuo comprando. Parece que cada um que compro irá me trazer algum bem. Seja um livro interessante para o trabalho, para o tdah, de produtividade, enfim, eu me imagino aprendendo tudo aquilo. Mas depois, eu não consigo ler. Eu começo e não termino. Apesar de gostar de ler, de fugir da televisão, eu não consigo ler os livros que compro. Não é questão de adiar, eu pego o livro pra ler e a concentração não vem. Mesmo com medicação, eu posso até começar, mas não chego nem na metade.
    Certa vez, estava num estado tranquilo em um café dentro de uma livraria, e quase consegui ler o livro até o final. Aquele estado de tranquilidade me fez ler muito bem. No entanto, hoje estou de férias e não consegui ler nenhum livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana!
    Nunca comentei por aqui, aliás, estou conhecendo hoje o blog e resolvi comentar.
    Assim, tenho 32 anos, não sou diagnósticada com TDAH, mas meu neurologista tem essa hipotese na sua lista e estou fazendo alguns exames. Li todos os posts até aqui e várias vezes me identifiquei. Esse post então me chamou mais a atenção, não só pelos livros (faço quase igual, só que não é bem um medo, mas sim que a minha relação com meus livros comprados no impulso e não lidos é de descaso, mesmo... ficam lá empilhados, as vezes leio duas páginas de um, tres de outro, uma de outro, sabe...
    Mas a questão das tarefas que fico inventando mesmo sem ter necessáriamente que fazer fechou muito: por exemplo (isso desde pequena, qdo ajudava minha mãe nas tarefas domésticas) decido que vou arrumar a cozinha, dái começo a lavar a louça, daí toca o telefone, seco as mãos, atendo o telefone, enquanto falo, vejo umas roupas no sofá e resolvo dobrar, aí lembro da louça, começo a lavar de novo, aí vejo um papel caído no chão, junto pra colocar no lixo, aproveito e já esvazio o cesto e coloco no tanque pra tirar pra rua no outro dia, vejo uma bolacha no armário, resolvo tomar um café, vou pro sofá pra ficar mais confortável, deixo o café em cima da guarda, começo a organizar os objetos que estão fora do lugar por ali (qualquer objeto), aí vou no banheiro (café já esfriou), começo a ler algo ali mesmo, aí acho um link pra visitar, ligo o Ipad rapidinho, aí acho outro link, e outro... Canso os olhos, olho pra caneca com o café, tomo um gole (horrível, frio.. hehe) lembro que não terminei a louça! Isso é todo dia, não sei como no trabalho isso não acontece, apenas algumas distrações, mas não chega a atrapalhar!

    Bem, nem sei se devia ter feito um comentário tão grande, e pelo último comentário feito aqui, talvez nem leiam, mas de qualquer forma, serviu pra compartilhar um desabafo!

    Beijos e parabéns por esse blog que tem ótimas discussões!

    ResponderExcluir